terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dez estados de vida

Edição 2060 - Publicado em 20/Novembro/2010 - Página A6

Estado de Buda: se a água sacia minha sede, não quero saber onde é a fonte

Imagine alguém que não queira morrer de sede. Antes de qualquer explicação sobre a água, ele quer bebê-la até que esteja satisfeito. A partir daí, compreenderá tudo o que lhe for explicado. Para o estado de Buda existem várias descrições, mas nenhuma explicação substitui a experiência de viver tal condição. Uma vez que habitamos esse estado, podemos compreender tudo. E o foco do Budismo Nitiren praticado pela SGI está em realizar o Kossen-rufu a partir da iluminação de cada pessoa.

O nome
O principal significado de Buda é “O Iluminado”.

A iluminação
É quando “a luz da sabedoria ilumina todo o universo e erradica a escuridão fundamental inerente na vida humana. O espaço vital do Buda entra em fusão com o universo. A vida se torna o cosmos e, num único instante, o fluxo vital estende-se e abarca todo o passado e todo o futuro. Em cada momento presente, o eterno fluxo vital do cosmos jorra como uma imensa fonte de energia. Na vida do estado de Buda, cada instante do presente contém a eternidade, pois toda a energia vital do cosmos está contida num único instante da vida. A pessoa que se encontra no estado de Buda quase não percebe a passagem do tempo físico, pois sua vida é plena e feliz a cada instante, como se ela estivesse vivenciando a alegria de viver por toda a eternidade”. (Vida — Um Enigma, uma Joia Preciosa, pág. 170.)

Um Buda na atualidade
“No mundo atual, a pessoa que expressa a natureza de Buda é imediatamente vista como uma pessoa de bom senso. Ela se relaciona bem com todos, possui um forte senso de responsabilidade e forte fé, é gentil com os outros e raciocina de modo flexível. E, o mais importante, possui benevolência, sabedoria e criatividade imensas.” (Ibidem).

Vivenciar é o que importa
A descrição do estado de Buda vai além das palavras. A melhor descrição feita até hoje é somente uma análise parcial dos atributos do estado de Buda. Para compreendê-lo é preciso vivenciá-lo. Atingir o estado de Buda agora, em meio à vida diária, é o objetivo da prática do Budismo Nitiren.

Nós podemos
Nitiren Daishonin escreveu: “O estado de Buda é o mais difícil de manifestar. Porém, como o senhor possui os nove outros estados, deveria também acreditar que possui o estado de Buda”. Acreditar nisso deixa tudo mais fácil. O grande impedimento da prática consiste em não acreditar que se pode atingir, não se sentir merecedor. Esse impedimento é conhecido como “buscar a felicidade fora de si mesmo”. Então, como não acredito que posso, não desejo atingir o estado de Buda. O desejo que conduz à iluminação é fundamental para a prática da fé.

Por que o desejo é fundamental?
Um Buda entende outro Buda. A descrição do estado de Buda até existe, mas é incomprensível para alguém dominado pela escuridão fundamental. É difícil descrever a iluminação em palavras, porém, o desejo de uma pessoa pode ser transmitido com facilidade e, então, compreendido pelos outros. Afinal, o desejo é algo comum a todos os estados, inclusive o de Buda.

O grande desejo
Todas as formas de vida existentes no universo, independentemente de sua condição temporal, são, em essência, direcionadas para a natureza de Buda. Isso significa que o grande desejo é viver numa condição de felicidade absoluta. Esse grande desejo é mais forte que o amor, o ódio, a razão etc. Ele está dentro de todas as pessoas, lá nas profundezas e, com frequência, encoberto por funções de outros desejos e da ignorância. Mas, o grande desejo existe dentro de todos. Por isso, é considerado o maior dos desejos humanos. O objetivo é despertá-lo e fazer com que ele guie todos os nossos pensamentos, palavras e ações.

O nome do grande desejo
Esse grande desejo inerente a todos é o grandioso desejo pela felicidade de todas as pessoas. Isso é a manifestação humanística da vida do Buda. Por isso, todos podem compreendê-lo e abraçá-lo. O nome dado a esse grande desejo é Kossen-rufu.

O que o estado de Buda tem de especial?
Em qualquer estado de vida temos esse grande desejo. Entretanto, no estado de Buda, temos a firme determinação de torná-lo realidade, independentemente do que aconteça. Isso diferencia o estado de Buda dos outros nove. Um Buda é movido pelo juramento de “tornar todas as pessoas iguais a mim, sem nenhuma distinção entre nós”.

O grande desejo nos outros estados
Nos demais estados, existe o grande desejo, só que ele não é definido pelo desejo de salvar todas as pessoas e, sim, como qualquer outra coisa. Isso é viver na ilusão. Por exemplo, alguém no estado de Ira acredita que viver esse grande desejo é a inveja, é superar os outros a todo custo.

Um caminho prático
Uma pessoa que faz desse grande desejo do Buda o seu desejo e se empenha com seriedade para cumprir sua promessa, sem nunca retroceder na fé, manifesta o estado de Buda. O presidente Ikeda afirma: “O budismo resume-se na prática. Isso significa fazer uma determinação pessoal e atuar prontamente para concretizá-la, independentemente dos obstáculos que surgirem. Se não estamos nos esforçando para abrir o caminho que está a nossa frente, então, o que estamos fazendo não pode ser chamado de prática budista. Só poderemos entrar no caminho do estado de Buda se rea lizarmos incansáveis esforços com base na mesma determinação do Buda”. (Terceira Civilização, edição no 406, junho de 2002, pág. 4.)

Mas e o meu carma?
O carma não impede a iluminação. O Buda despertou para o presente. Uma pessoa iluminada é alguém com a força de mudar o presente. O passado não existe mais, e o futuro ainda não veio.

O que o presente tem de especial?
O presente é efeito do passado, ao mesmo tempo em que é a causa para o futuro. E ele existe neste instante, não precisa esperar. Dominada pela escuridão, a pessoa acredita que o presente é somente efeito do passado. Ela ignora o potencial de mudança existente nas causas do presente. Por isso, vive sendo arrastada pelo carma negativo.

O poder da causalidade da Lei Mística
Se uma pessoa pode realizar qualquer causa no presente, ela pode realizar a causa da iluminação. Por que não fazer a melhor delas? Isso é sabedoria. Uma vez que a causalidade da Lei Mística ou a verdadeira causa se manifesta no presente, mudamos o passado, o presente e o futuro.

Motivo da transformação
Os efeitos do passado não desaparecem, mas perdem a força de mantê-lo numa condição de sofrimento e se tornam motivo de transformação da sua condição de vida. Isso é transformar o veneno em remédio.

Os obstáculos e as maldades
Uma vez que a causa feita no presente não corresponde mais ao efeito proveniente do passado, gera transformação. Tal transformação acarreta em obstáculos. Obstáculos e maldades surgem para equilibrar a vida e indicam que algo está mudando, no caso do estado de Buda, para melhor. Por isso, o sábio se alegra. Do ponto de vista da iluminação, os obstáculos e as maldades são motivos de alegria, não de sofrimento. Uma vez que denotam mudança, eles são amenizados. É a famosa amenização do efeito cármico.

Por exemplo
Ao entrar na academia, uma pessoa que possui uma vida sedentária sentirá dores nos primeiros dias. Isso indica que ela mudou seu ritmo de vida. Essas dores serão maiores ou menores de acordo com o tempo em que ela viveu de forma sedentária. Dessa forma, a intensidade dos obstáculos está relacionada com as causas feitas no passado. E quem é culpado pelas dores? Não são os exercícios e, sim, a pessoa que manteve a vida sedentária. Por isso, comece a mudar agora. Um tolo culpa os exercícios ou até os aparelhos da academia e, fatalmente, deixa de fazê-los. Já o sábio, sabendo que a dor é passageira e indica progresso, continua a prática esportiva com toda alegria.

Amenizando o efeito cármico
Efeitos negativos no estado de Buda se tornam causas positivas. Por isso, é amenizado. Não voltam mais. Só se passa por isso uma única vez e sem demora.

Voltando ao desejo
Você pode pensar: “Sabendo de tudo isso, não consigo sentir esse desejo pelo Kossen-rufu do fundo do meu coração. O que fazer?” Em resposta a essa questão, existe o juramento. O juramento tem o poder de manifestar o grande desejo do Buda em nossa vida. Não importa como você se sinta agora ou em que condição esteja, o juramento Seigan pode ser feito agora.

Dois princípios são fundamentais
A unicidade de mestre discípulo e o juramento Seigan formam o caminho direto para a iluminação. Nitiren diz: “Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um juramento...”

Uma vida invencível
“Nossa vida pode ser tão fugaz como uma gota de orvalho ou tão insignificante como uma partícula de pó. Mas, dedicando-nos à realização desse ‘grande juramento’ [do Buda] nesta existência, nossa vida se fundirá com o vasto oceano do Sutra de Lótus e continuará por toda a eternidade. Ela se tornará una com a terra da Lei Mística, invencível e eterna. Foi-nos assegurada a incrível condição de vida do estado de Buda.”(Ibidem).

Leia mais
Saiba mais sobre o significado do “juramento” no Budismo Nitiren na revista Terceira Civilização de dezembro de 2010. Esse será o tema de estudo de toda a revista.

2 comentários: