sábado, 4 de julho de 2009

Dicionário do Budismo



Bodhisattvas da Terra: Aqueles que recitam e propagam o Nam-myoho-rengue-kyo. ‘bodhisattva’ significa aquele que devota sua vida a ajudar outras pessoas.
Buda: Literalmente, ‘O Iluminado’, significa aquele que percebe a verdadeira natureza da vida e que conduz outras pessoas para o mesmo caminho. O estado de Buda é uma condição inerente em todos os seres humanos e é caracterizada pelas virtudes de sabedoria, coragem, compaixão e força-vital.
Butsudan: o oratório budista onde o Gohonzon é consagrado.
Carma: O acúmulo de causas que um indivíduo produz através do ato de pensar, falar e agir - e que transpõe o limiar de uma existência, gerando efeitos que influenciam o seu futuro.
Daimoku: Literalmente ‘Título’. Refere-se a recitação contínua do Nam-myoho-rengue-kyo
Gohonzon: A incorporação da Lei do Nam-myoho-rengue-kyo em forma de mandala. Honzon significa ‘objeto de extremo respeito’; go significa ‘digno de respeito’. Geralmente o Gohonzon toma a forma de um pergaminho de papel com inscrições feitas com tinta de sumi preta, em chinês e sânscrito. Juntos, estes caracteres representam a condição de vida mais elevada: o estado de buda. No centro do Gohonzon está inscrito os caracteres: ‘Nam-myoho-rengue-kyo, Nitiren’.
Nitiren Daishonin ensinou que aquele que abraça a fé e recita o Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon, ao mesmo tempo que ensina outros a fazerem o mesmo, irá definitivamente atingir o mesmo estado de Buda que ele alcançou. Todos os pergaminhos transcritos tem com base o Dai-Gohonzon, na qual Nitiren Daishonin inscreveu em 12 de outubro de 1279 e na qual está consagrado aos pés do Monte Fuji, no Japão.
Gongyo: Literalmente, ‘Prática Assídua’. De acordo com os ensinos de Nitiren Daishonin, o gongyo significa recitar o Segundo capítulo (Hoben) e o Décimo-Sexto capítulo (Juryo) do Sutra de Lótus e recitar o Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon. A cerimônia do gongyo é realizada todas as manhãs e noites e a uma prática fundamental do budismo de Nitiren Daishonin.
Gosho: A compilação de todas as cartas do Buda Nitiren Daishonin escrita para os seus discípulos da época.
Itinen Sanzen: Literalmente ‘Um único momento possui os três mil mundos’. Um sistema filosófico exposto pelo Buda Tientai, na China, explanando a relação entre a realidade última e a vida diária.
Kossen-rufu: Literalmente, ‘O budismo amplamente propagado e divulgado’. Assegurar a felicidade e uma paz duradoura para toda a humanidade, através da propagação dos ensinos do budismo de Nitiren Daishonin.
Nam-myoho-rengue-kyo: É a Lei ou a verdade fundamental da vida que permeia todos os fenômenos do Universo. Namu ou Nam deriva do sânscrito namas e significa ‘devotar’. É o ato de dedicar a própria vida ou relacionar-se com a verdade eterna da vida (myoho-rengue-kyo).
Também significa acumular a ilimitada energia com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo e tomar atitudes positivas aliviando os sofrimentos dos outros. Myoho, literalmente significa ‘Lei Mística’. É o poder da revitalização, a manifestação do mais elevado estado de vida – o estado de Buda – inerente ao ser humano. Rengue é a lei da causa e efeito. É simbolizada pela flor de lótus (rengue, em japonês), por produzir a semente (causa) e a flor (efeito) simultaneamente.
Segundo essa lei, causas passadas formam o efeito da condição presente. Ao mesmo tempo, o momento presente é a causa do futuro. Ou seja, a vida é a continuação dos momentos combinados pela corrente de causa e efeito. Pelo fato de a flor de lótus crescer e florescer num lago pantanoso, simboliza o estdo de Buda emergindo do interior da vida de um mortal comum. Kyo indica os sutras e ensinamentos do Buda.
Num sentido mais amplo, inclui as atividades de toda a existência da vida e de todos os fenômenos do Universo. O caractere Kyo significa também a transformação do destino, simbolizando a continuidade da vida através do presente, passado e futuro.
Nitiren Daishonin – Nasceu em 16 de fevereiro de 1222 como filho de pescadores, na província de Awa (atual Chiba), no Japão. Em 1233 entrou para o sacerdócio no templo Seitioji, ordenando-se me 1237. Por vários anos ele percorre os principais templos da época para aprofundar seus conhecimentos sobre o budismo até chegar à conclusão de que o Sutra de Lótus era o supremo ensino de Sakyamuni. Em 28 de abril de 1253, ele recitou pela primeira vez o Nam-myoho-rengue-kyo, estabelecendo seu ensino e adotando o nome de Nitiren. Niti, significa ‘Sol’ e ren, ‘Lótus’. Daishonin é um título honorífico de reverência. Dai significa ‘grande’e shonin é outro termo para ‘Buda’. No decorrer de sua vida, ele enfrentou severas perseguições do governo, que era influenciado pelas seitas dominantes da época.
Observando a maturidade de seus discípulos, que apesar de serem coagidos, mantiveram a fé, Daishonin compreendeu que a época para realizar o seu propósito neste mundo havia chegado e, em 12 de outubro de 1279, inscreveu o Dai-Gohonzon, o supremo objeto de adoração. Nitiren Daishonin faleceu em 13 de outubro de 1282, aos 60 anos, após transferir os seus ensinos a seu discípulo imediato, Nikko Shonin.
Revolução Humana: Uma mudança profunda e positiva na vida do indivíduo que consequentemente gera efeitos no seu ambiente social.
Sakyamuni: Também conhecido como Siddharta Gautama, é o primeiro buda do qual se tem registro na história. Nasceu na Índia, num pequeno reino chamado Sakya como filho do rei Shuddodana e da rainha Maya, provavelmente entre os séculos IV e V A.C. Dotado de extrema inteligência e sensibilidade, o jovem Siddharta começou a questionar sobre as causas dos quatro sofrimentos fundamentais do ser humano: nascimento, velhice, doença e morte. Isso o levou a abdicar à vida secular para buscar as respostas para as dúvidas que o afligiam.
Sua busca durou anos até que, após uma profunda meditação, atingiu o seu intento e percebeu que o Universo e os seres humanos passam a cada instante pelo ciclo de nascimento, velhice, doença e morte, para depois renascerem. E que nem mesmo a natureza escapa a isso. Ele alcançou o domínio sobre a natureza mística da vida, tornando-se convicto de que poderia desenvolver sua condição de vida ilimitadamente. Após a iluminação para a verdade da vida, passou a ser chamado de Sakyamuni, o Sábio dos Sakya. Sakya de Sakyamuni é o nome herdado de seu clã e muni designa ‘aquele que despertou’.
Sakyamuni expôs seus ensinos por meio de parábolas, as quais foram compiladas e incluídas em tratados, conhecidos como sutras, um deles foi denominado posteriormente de Sutra de Lótus. Como a época não era propícia e as pessoas não estavam preparadas para compreender o profundo significado para o qual ele havia despertado, Sakyamuni não o elucidou. Isso somente ocorreu com o advento do Buda Original Nitiren Daishonin.
Soka Gakkai: Literalmente, ‘Sociedade de Criação de Valores’, o nome da organização leiga que propaga os ensinos de Nitiren Daishonin. A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma associação mundial com membros residentes em 148 países e territórios. O objetivo primordial da SGI é a promoção dos ideais budistas através de atividades voltadas em prol da paz, cultura e educação.
Sutra de Lótus: O ensino mais elevado do Buda Sakyamuni, na qual ele afirma ter alcançado a iluminação em um remoto passado e de que seus ensinos anteriores devem ser descartados pois eram meramente preparatórios.

2 comentários: